TRATAMENTOS INTERNO:

 

 

Tratamento usado para remoção de oxigênio, neutralização do dióxido de carbono, correção do pH das caldeiras. É também usado para evitar incrustações ou depósitos nas superfícies de geração de vapor.

 

a) Desaeração Química: utiliza o composto sulfito de sódio, que acarreta um constante aumento dos sólidos dissolvidos na água, devido a formação de sulfato de sódio. É uma reação lenta e incompleta em águas com temperatura acima de 1200C, e uma reação completa na água do interior da caldeira. Utiliza-se também Hidrazina, que com o oxigênio produz água e nitrogênio, gás inerte que se desprende com o vapor.

 

b) Ataque Ácido: Consiste na alcalinização da água de alimentação, utilizando-se soda cáutica não carbonatada e isenta de cloretos.

 

c) Corrosão Galvânica: é evitada com eliminação da contaminação por cobre ionizado, complexado e no estado metálico, das seguintes maneiras:
- Utilização de hidrazina;
- Não utilização da amônia;
- Evitar condensados ácidos, e setores de bombas feitos com bronze;
- Ser rigoroso na operação de limpeza química.

 

d) Ataque pelo Ácido Sulfídrico: não utilizar água que contenha H2S e sulfito de sódio catalisado.

 

e) Ataque sobre Depósitos: utilizar águas abrandadas, limitar o valor de cloretos na água de caldeira e limitar a presença de alcalinidade hidróxido.

 

f) Ataque Quelante: evitar zonas de concentração, não utilizar tratamento quelante em águas com durezas variáveis e evitar excetos de quelantes

 

g) Corrosão Sob Tensão Fraturante: evitar alcanilidade hidróxido acima do limite indicado e áreas de concentração junto a zonas tensionadas.

 

h) Corrente por Corrente de Fuga: montar a caldeira corretamente aterrada.

 

i) Proteção de Caldeiras Paradas: proteção contra a corrosão pelo oxigênio.

   i.1) Proteção por Curto Período: é feita por agentes redutores como o sulfito de sódio catalisado ou pela hidrazina ativada.

   i.2) Proteção por Longos Períodos: é feita com inibidores de corrosão ou pela proteção seca.

  i.3) Proteção Seca com Inibidores em Fase Vapor: utiliza inibidores, que são substâncias cristalinas como, o nitrito ou benzoato associados a bases orgânicas voláteis.